Sobre mim

Quem sou eu …
Chamo-me Sónia Gonçalves, tenho 30 anos, sou casada com o Diogo, o homem da minha vida e tenho 2 cães maravilhosos. Amo os meus pais e a minha irmã mais nova, bem como todos os restantes membros da minha família.
Sou apaixonada pela vida, considero-me muito transparente e sincera, gosto de sorrir, conversar e dar-me com as pessoas. Não gosto de negativismo e de pessoas desonestas. Sou divertida, organizada e responsável. Para mim o importante é estar bem comigo própria e com os outros, respeitando o espaço e tempo de cada um.

O que faço …
Formei-me em Psicologia Clinica, área que sempre adorei, mas pela conjectura que o nosso país apresentava na altura que finalizei o meu curso, não consegui empregar-me na área. No entanto, e como não sou pessoa de desistir da vida, surgiu a oportunidade de trabalhar como Consultora Informática e aceitei. Neste momento, esta é a minha área profissional.

Um pouco da minha história …
Desde sempre fui muita dada e sociável e sempre gostei de ouvir os outros e estar lá para ajudar. Tive uma infância muito feliz e uma adolescência sem grandes stresses, sempre fui uma miúda muito ajuizada e obediente (segundo dizem os meus queridos pais). Cresci numa família “normal”, com as suas tradições e costumes, a vida nem sempre foi fácil para nós.

A minha mãe, sempre foi uma excelente cozinheira tradicional (por hobby) o meu pai excelente desportista (foi olímpico quando era jovem), mas eu nunca gostei muito de cozinhar, nem de fazer exercício físico. Sempre fui uma rapariga “gordinha”, mas sem grandes exageros, típica portuguesa, com anca larga e barriga estreita. Nunca tive grande cuidado com a alimentação, comia de tudo um pouco, lembro-me de adorar bolachas e doces. Tentava praticar exercício físico mas sempre com enorme preguiça e nunca fui muito dedicada.

Quando conheci o Diogo, que sorte que tive, ele adorava cozinhar, já não tinha de me preocupar com nada!! O Diogo teve desde que o conheci preocupação com aquilo que comia e grande interesse por desporto. Quando fomos viver juntos comecei a mudar alguns hábitos, como não sair de casa sem tomar a principal refeição do dia, o pequeno almoço.

Como casal eu e o Diogo tivemos altos e baixos relativamente à alimentação e exercício físico, quando casámos estávamos muito acima do nosso peso ideal e não tínhamos cuidado com a nossa alimentação. A certa altura decidimos dedicar-nos às dietas, mas sem bons resultados. No entanto, começámos a retirar algumas coisas da nossa alimentação, como por exemplo o açúcar e gorduras “más”.

Eu tinha muitos sintomas físicos e psicológicos, mas não os percebia, desde prisão de ventre, dores de estômago, enxaquecas, pernas pesadas, cansaço, tonturas e franqueza (cheguei a ter anemia), já para não falar em stress e ansiedade constante.

O grave problema foi quando tudo isto originou crises fortes de estômago, vómitos, azia e descobri que tinha uma bactéria no estômago (a tão famosa H-pyloris), foram meses terríveis, e comecei a preocupar-me ainda mais com a minha alimentação. Apercebi-me que existem muitos alimentos prejudiciais à minha saúde. Foi aí que comecei a ler imenso sobre alimentação e hábitos de vida saudável e me apaixonei!

Ahh Em simultâneo com esta minha mudança na alimentação, comecei (por coincidência) a praticar exercício físico ao ar livre, encontrei um grupo de treinos funcionais outdoor e também me apaixonei!!

Com estas mudanças e novas paixões os meus sintomas desapareceram, comecei a sentir-me com mais energia, o meu sistema imunitário ficou mais forte, e as ansiedades foram-se embora. Para além disto, consegui perder peso, passei dos 64Kg para os 53Kg em meio ano. UAU!!

Como surgiu a ideia de ter um blog e quais os meus objetivos …
A Ideia de ter um blog surgiu de uma conversa com uma grande amiga, porque não colocar por escrito todos os conhecimentos e histórias que tenho vivido até agora, partilhar com as pessoas aquilo que me apaixona e a minha evolução. Muitas pessoas me perguntam, como fizeste para perder peso? o que comes? que exercícios fazes?

Ter um blog, para mim será uma forma de partilhar convosco o meu dia a dia, e falar sobre os temas que me apaixonam, desde saúde, alimentação saudável, exercício físico e como não poderia deixar de ser Psicologia, porque se não estivermos bem emocionalmente nada disto poderá funcionar.

Comprometo-me comigo e convosco em escrever sobre todos os temas que me deixam Saudavelmente Apaixonada, sejam eles quais forem. Espero que possamos ter grandes momentos de partilha. Desde já muito obrigada!!

 

Saudavelmente
Sónia Gonçalves