Rótulos
Hábitos Saudáveis Apaixonantes | Rubrica - Rótulos de Alimentos

A história encantada dos Rótulos – Episódio #1

13 Julho, 2017
RSS
Facebook
Facebook
Instagram
Bloglovin
E-mail
Blogs Portugal

Saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos que consumimos é para mim algo essencial.

A história …

Vou contar-vos a história encantada dos rótulos, dividida em vários episódios 🙂

A história encantada dos rótulos, conta a história de um grande vilão, chamado “Industria alimentar”, que manipula os alimentos, para terem um prazo de validade maior, para se tornarem mais saborosos e viciantes e serem assim mais facilmente comercializados.

A fazer frente a este vilão existem os heróis desta história, que se esforçam por não comprar estes alimentos manipulados e sim optam por alimentos vindos da natureza e mais puros possíveis!

Mas a tarefa destes heróis não é fácil, porque este vilão é grande, forte, persuasivo e usa grandes técnicas de argumentação.

Para se tentarem defender dele os heróis têm de aprender a ler muito bem os rótulos dos seus alimentos e interpretar as mensagens escondidas.

Os heróis sabem que existem 2 coisas muito importantes e que devem ter em atenção quando compram um alimento embalado do grande vilão:

1 – lista de ingredientes 

2 – tabela de informação nutricional 

No episódio de hoje vamos perceber como analisar a lista de Ingredientes.

Através da lista de ingredientes os heróis conseguem perceber que ingredientes o vilão coloca no produto que estão a comprar.

Dentro desta lista, os heróis além de se preocuparem com a quantidade devem também olhar para a qualidade, ou seja, verificar que ingredientes compõe aquela embalagem.

Como devem os heróis analisar a lista de ingredientes? Vejam a imagem:

Os heróis devem ter cuidado com alimentos que tenham uma lista de ingredientes grande, pois quanto maior for a lista de ingredientes, maior é o nível de processamento/manipulação desse alimentos.

Idealmente devem consumir produtos naturais e com muito poucos ingredientes.

Devem ter também cuidado com a qualidade dos ingredientes, os que aparecem em primeiro lugar são os que estão presentes em maior quantidade nesse alimento, logo devem surgir em primeiro lugar “bons” ingredientes e não “maus” como a gordura trans (má) e açúcares.

Para além disso, os heróis devem analisar se um rótulo apresenta muitos aditivos, que podem vir representados por “E” seguidos de 3 algarismos, pela categoria ou mesmo pelo nome específico (ex: antioxidante (ácido L-ascórbico)
ou antioxidante (E 300)).

Um pouco mais sobre os Aditivos:

O alimento da imagem parece-vos saudável? Um alimento que foi manipulado desta maneira?

É mesmo preciso ter cuidado não é? Pela nossa Saúde 🙂

No próximo episódio iremos continuar a analisar a Lista de Ingredientes 🙂 Até lá!! 

Saudavelmente

Sónia Gonçalves

Fonte:
Instituto do consumidor; Guia para uma escolha alimentar saudável – A leitura do Rótulo; Instituto do consumidor
Marcelo, Sónia, Guerra ao Açúcar, chá das cinco

Only registered users can comment.

  1. Como sabes, neste preciso momento estou um pouco “ausente do mundo”, mas ao fim destes dias e com necessidade de ler algo com conteúdo e informativo, lembrei-me que ainda não tinha vindo ler as tuas publicações sobre a história encantada dos rótulos. E aqui estou! Super interessada e presa por esta escrita contagiante, que cada vez mais me faz apaixonar por hábitos alimentares e estilo de vida saudável .
    Vou passar ao post seguinte! Quero saber tudinho! Como explicas sabe tão bem mas tão bem perceber destas matérias que ainda me deixam tão baralhada obrigada mais uma vez!! Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *